RH - NOTICIAS

Economia

Mundo

Horoscopo

Fotografo

Galeria de Fotos

Meio Ambiente

Monitor de site

Concursos e Emprego

Integrandes

Jornalismo

Esporte & Lazer

Concursos e Emprego


Total de visitas: 3387
 
Mundo

22/06/2010 11h36 - Atualizado em 22/06/2010 11h36

Sobe a 5 número de mortos em ataque de grupo curdo na Turquia

Explosão em veículo que levava militares foi na área europeia de Istambul.
Militantes ligados aos separatistas do PKK assumiram e alertaram civis.

Da France Presse

Um grupo separatista curdo assumiu nesta terça-feira (22) a autoria de um ataque a bomba que matou cinco pessoas em Istambul, na Turquia, segundo uma agência de notícias local.

O Águias da Liberdade do Curdistão (TAK, na sigla original), teria elos com o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), maior grupo separatista da região. O grupo assumiu a autoria e mandou os civis ficarem longe de alvos militares segundo a agências Firat.

O TAK já havia assumido a autoria de outros atentados na região.

Dois militares e uma menor de 17 anos, filha de um militar, morreram na hora com a explosão ocorrida em Halkali, um subúrbio popular na margem europeia da metrópole, perto de moradias de militares, declarou o governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu.

Outros dois soldados, gravemente feridos, morreram depois no hospital, informou a agência Anatólia, citando fontes militares.

O governador referiu-se ao ataque acusando, sem citar nomes, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, ilegal), organização considerada terrorista pela Turquia e inúmeros outros países.

Ônibus foi destruído após ataque em Istambul, nesta terça-feira (22)Ônibus foi destruído após ataque em Istambul, nesta terça-feira (22) (Foto: AP)

O artefato explosivo, uma bomba de fragmentação, estava escondida na calçada e foi acionada por controle remoto, acrescentou Mutlu. Esta técnica é geralmente utilizada pelo PKK no sudeste de Anatólia, cenário de combates entre os rebeldes curdos e as forças de Ancara.

Durante o fim de semana, através de um de seus porta-vozes, o PKK ameaçou lançar ataques em todas as cidades da Turquia. Nos últimos meses, o movimento multiplicou os ataques contra as forças de segurança no sudeste do país.

Em 8 de junho passado, quinze pessoas ficaram feridas na explosão de uma bomba colocada na calçada em outro distrito popular de Istambul, quando passava um carro da polícia.

Desde 1984, o PKK empreende uma luta separatista contra as forças turcas no sudeste, zona curda, e também nas grandes cidades e estações balneárias do oeste do país.

Em julho de 2005, dois turistas europeias morreram em um atentado com bomba atribuído ao PKK em Kusadasi, estação de veraneio no Mar Egeu (oeste).

O PKK realizou durante o fim de semana passado uma série de ataques que deixou 12 soldados mortos no sudeste do país.

Na segunda, os rebeldes metralharam um posto da polícia, matando um militar e ferindo outro em Silvan, na província de Diyarbakir (sudeste). A aviação turca respondeu no sábado, realizando um ataque contra as bases de retaguarda do PKK, no norte do Iraque.